Ideias há muitas. Algumas podem ser boas e uma pode ser brilhante.
Mas… e como a concretizar?
Primeiro necessita de ter noção que a ideia brilhante que acaba de ter já brilhou em alguns milhares de mentes e algumas dessas mentes podem ser dos seus concorrentes.
Não assuma que para ter sucesso basta ter aquilo que considera, e que pode efetivamente vir a ser, uma grande ideia.
Ideias são apenas pensamentos bonitos, mas tornar uma ideia realidade é muito mais complexo e trabalhoso que ter a ideia. O mundo real não se desenrola numa rede de descanso num dia de primavera a ouvir a sua música preferida.
Grandes ideias nascem do trabalho e de novas metodologias que possam ser implementadas. Muito antes da “corrida ao espaço” muita gente já tinha tido a ideia de ir à Lua. Isso não lhes garantiu um lugar na história ou em qualquer outra parede erguida em memória/louvor dos que realmente conseguiram.
Mas se tenho uma ideia e que é inovadora, mais ninguém fez anda assim, por que razão não hei de conseguir?
Nunca assuma que a ideia que tem nunca foi pensada anteriormente e que não houve quem a tentasse concretizar. Somos 7 mil milhões. A probabilidade de alguém ter tentado/estar a tentar concretizar uma ideia muito semelhante à sua é incrivelmente superior à probabilidade de nunca ninguém ter tentado.
Não deve servir de fator desmotivador, mas sim motivador. Tem que pensar sobre todos os ângulos e equacionar todas as hipóteses. Talvez consiga perceber que a ideia não será assim tão revolucionária como tende a pensar e que a tentativa de a concretizar é um caminho longo e difícil. É quase sempre assim.
Uma grande ideia é 99% trabalho e 1% sorte.
Entenda também que uma grande ideia não é adaptar algo que existe a nível mundial e trazê-lo para nível local. Não é inovador e terá que andar sempre a correr atrás do “prejuízo”, tentando imitar funcionalidades que possam advir desse colosso mundial.
Mas mesmo se trabalharmos de sol a sol, nada nos garante que a ideia vai ter sucesso. Não temos que trabalhar muito. Temos que trabalhar muito e bem.
Focando agora um pouco na área do comércio on-line, é necessário que perceba que o comércio eletrónico não nasceu com a sua ideia. Nasceu à décadas atrás. E existem empresas que estavam lá e continuam a dedicar-se a ele.
Representando atualmente vários biliões de euros em transações anuais, pode estar certa que existem muitos milhares de empresas que não fazem outra coisa a não ser tentar melhorar processos e modelos para, por conseguinte, conseguirem oferecer melhor rendimento aos seus clientes ou a eles mesmos.
Não existe nada para reinventar. O comércio é feito à milhares de anos e pensar que temos uma ideia que vai revolucionar o mercado pode ser algo de perigoso. Procure e vai encontrar. Se não encontrar, assuma que não procurou direito. Se não encontrar igual, vai encontrar semelhante. Se tem a certeza que não existe nada no mercado igual ou semelhante, saiba que pode estar em desenvolvimento. E se a ideia é tão brilhante como afirma que é, existem empresas que estão dispostas a investir milhões em grandes ideias.
É por isso que antes de abrir qualquer negócio on-line torna-se indispensável que tenha conhecimento real do mercado onde quer entrar. Não olhe para os grandes do mercado e diga que amanhã vai ser como eles, pois eles demoraram muitos anos e muito dinheiro para atingirem a posição que atingiram.
Tenha um plano.
Saiba o que fazer, quando e como. Não tenha medo de fazer pequenas modificações pelo caminho, sem nunca perder o objetivo principal. Defina o seu plano de negócios, mas também o seu plano de ação. Não tenha medo de ser minucioso. Considere todas as variáveis previsíveis e equacione o aparecimento de outras não previstas. Tenha os seus números sempre atualizados e saiba que estes não mentem. Prepara-se para investir. Não apenas em recursos financeiros, mas também humanos. Não caia na tentação de começar a desconsiderar um setor em detrimento doutro. E sobretudo saiba que não existe lucro sem investimento.
Avance com a sua grande ideia. O mundo precisa de grandes ideias!