Análise & Reação.
São duas palavras simples, mas que muitas empresas tendem a ignorar.
A melhor forma de aumentar as suas vendas é analisar os dados que a plataforma lhe dá, e agir em conformidade.
É claro que é necessário ter um SEO aprimorado, design “responsive”, promoções, conteúdo atualizado, organizado e bem apresentado. Tudo isto já é um dado adquirido e não vale a pena estar a relançar estas ideias. Se ainda não o faz, tem que começar a fazê-lo e a considerar isso como pedra basilar do seu negócio.
Como na Internet competimos com todos, mesmo com aqueles que não comercializam produtos, temos que ter uma capacidade pró-ativa muito acima da média e uma capacidade reativa exemplar.
Temos que conseguir identificar falhas no nosso sistema antes que o cliente o faça e temos que prever situações que podem alterar, ainda que temporariamente, o comportamento do cliente na nossa loja. Com a rápida mudança de informação e a sua imprevisibilidade, ter alguém que seja capaz de tomar decisões imediatas é a resposta.
Achar, assim, que temos tudo equacionado pode ser fatal.
Por isso temos que analisar o histórico e tentar prever o futuro.
Conhecemos o mercado onde estamos e nós sabemos quais as imprevisibilidades do mesmo. Temos que ter a capacidade de as antecipar e torná-las previsíveis, cíclicas e com resposta quase automatizada.
Depende do setor onde estamos, mas poderemos estar a falar atribuição de prémios, lançamento de novos produtos, atenção especial nos média, entre outros. Se sabemos que acontecem, porque não tomar medidas preventivas? Não podemos ser apanhados desprevenidos, nem uma única vez.
As plataformas de vendas atuais já são capazes de alertar para situações anómalas e mostrar ações que podem ser realizadas para lidar com a situação.
Um volume anormal de pesquisa sobre um determinado tema, um volume anormal de visualizações de um determinado produto ou, por exemplo, marca, são claros indicadores de que existe uma oportunidade para aumentar as nossas vendas, pois um evento despoletado por terceiros está a ter impacto na nossa loja e temos que o aproveitar o melhor possível.
Criação de landing pages, destaque dos produtos com volume anormal de pesquisa, criação de bundles para aumentar vendas cruzadas, etc, são pequenas coisas que devem ser feitas e que terão impacto nas suas vendas.
Mesmo que de forma isolado o ganho de vendas não seja tão elevado, o ganho no global poderá ser bastante significativo e sobretudo tem a seu lado o facto de ter dado uma resposta a um pedido de um potencial/cliente que pode voltar.
Verifique porque tem tantos carrinhos abandonados. Verifique a necessidade de ter outros métodos de pagamento e envio. Verifique as origens do seu tráfego e a taxa de abandono. Se uma origem é numa página em que o assunto é um produto que comercializa, a taxa de rejeição não pode ser elevada.
Não precisa de alguém que saiba fazer magia para aumentar as vendas da sua empresa, apenas precisa de alguém que saiba interpretar a informação e saber agir em conformidade.